Curiosidades: Qual a origem do Batom?

quarta-feira, 20 de março de 2013
Olá gatonas! 

Você já reparou na enorme quantidade de objetos que usamos no dia-a-dia sem nos perguntar de onde veio? Sabemos que veio da fábrica da marca, e só! Mas alguém já parou para pensar quem criou, onde foi criado, e como eram as versões passadas?


De onde veio essa mania de colorir a boca? Quem inventou esse tal de Batom?

Todas nós sabemos que esse é um item indispensável para a maioria das mulheres, e isso não é de hoje. Desde a época de Cleópatra lá no Egito que esse hábito existe. Lá, elas usavam “púrpura de Tyr” para pintar os lábios. 

No século XIII um monge de Piza descobriu um pigmento vermelho que não saía com água, isso deu novos ares ao Batom. Mas foi Rhocopis, um perfumista francês, quem inventou o chamado “bàton serviteur”, um tipo de mistura feita de talco, óleo de amêndoas, essências de bergamota e limão - senti o gosto disso no meu batom, argh! - e de cor vermelha, que passou a ser usada por mulheres para colorir a boca.

Por um bom tempo, o nosso queridinho era mal visto na sociedade, somente atrizes e prostitutas que usavam, mas é claro que ele acabou ganhando o coração de todas!

Não aconteceu tudo em um passe de mágica, houve uma evolução até chegar ao que temos hoje, antigamente eles eram embrulhados em papel, o primeiro em tubo foi lançado em Paris do ano de 1921.

O que eu tenho a dizer? Muito obrigada, por fazer o meu sorriso mais alegre! 

Gostaram da curiosidade? Pretendo fazer mais. Elogiem nos comentários e deixem sugestões!

Muitos beijos de batom Pink!





0 comentários:

Postar um comentário